O que significa Planejamento Estratégico


por Jean Macedo, Dezembro de 2012

Planejamento estratégico, na maioria das vezes, é a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empresa. Planejamento estratégico deve ser a base de muitas decisões do núcleo gestor de uma empresa.

No livro Contemporary Business de Boone e Kurts, está destacada seis etapas que um planejamento estratégico bem-sucedido deve seguir: a definição da missão da empresa, avaliação da posição competitiva da empresa, estabelecer objetivos organizacionais, criar estratégias para a competição, definir objetivos organizacionais, criar estratégias para a diferenciação competitiva, implementação de estratégia, e avaliação de resultados e aprimoramento do plano.


Definição da missão da empresa

O primeiro passo no planejamento estratégico, é definir a missão da empresa. Isto significa traduzir a visão da empresa em uma declaração escrita. Esta declaração da missão da empresa deve ser uma explicação por escrito das intenções e objetivos da empresa.

 

Esta declaração é um apoio ao propósito da empresa, enfatizando como ela funciona, o mercado alvo e a forma como ele irá tentar fazê-lo. Uma declaração de missão orienta as ações dos funcionários e publica razões da existência da empresa.


Avaliação da posição competitiva

Uma vez que a declaração de missão foi criada, o próximo passo no processo de planejamento é determinar a posição (posição atual ou potencial) da empresa no mercado. A gerência da empresa avalia os fatores que podem ajudá-la a crescer ou não. A análise SWOT é a ferramenta que deve ser utilizada para esta avaliação. SWOT (sigla para strengths, weakness, opportunities and threats)significa, em português, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Ao avaliar esses quatro fatores, uma empresa pode desenvolver estratégias eficientes para a obtenção de vantagem competitiva.

Para avaliar a fraqueza ou força de uma empresa, seus gerentes podem examinar cada área, tais como finanças, recursos de marketing e recursos humanos por exemplo.

análise swot

A análise SWOT ajuda a definir as principais oportunidades ou ameaças enfrentadas pela empresa. Ameaças que podem incluir recessão econômica, ou mudanças na regulamentação tributária.

Análise SWOT não é definitiva e pode mudar constantemente. Pontos fortes podem se tornar pontos fracos e vice versa. Ou seja oportunidades podem se tornar ameaças e a força pode se tornar uma fraqueza.


Definição de objetivos organizacionais

O próximo passo é estabelecer os objetivos da empresa. Objetivos norteiam o desempenho desejado pela empresa em diferentes setores como vendas, atendimento ao clientes, crescimento, satisfação dos funcionários e assim por diante.

Objetivos são mais específicos do que a missão da empresa.


Criação de estratégias para a competição

A missão e os objetivos apontam a empresa para uma direção específica, mas a empresa precisa criar estratégias que irá utilizar para alcançar seus objetivos. Vantagem competitiva é o objetivo do desenvolvimento da estratégia. A combinação única de habilidades e recursos de uma empresa cria vantagens sobre a concorrência.

A diferenciação pode ser inovação, descontos, atendimento ao cliente e assim por diante.


Implementação da estratégia

Depois de concluir todas as fases anteriores do planejamento estratégico, os gerentes estão prontos para colocar os planos em ação. Gerentes de nível médio e supervisores são, na verdade, os que trabalham diretamente na implementar do plano estratégico.


Avaliando os resultados e redefinindo o plano

A etapa final do processo de planejamento estratégico é monitorar os resultados das ações. Quando o desempenho for abaixo do esperado, adaptar o plano; quando o resultado for o esperado, controlar para que as coisas continuem correndo bem.

Os gerentes ou administradores podem comparar a previsão de vendas com a realidade; analisar o feedback dos empregados; analisar relatórios e assim por diante.


 

    Thanks for visiting my website. Hope you like it.

    Copyright 2012 - All rights reserved.