Google assume uma nova postura sobre Direitos Autorais: saiba o resultado

Por: Jean Macedo
Publicado na revista Facebrasil em Outubro de 2012


O site de buscas Google responde atualmente por mais de 66 por cento de todas as buscas on-line nos EUA. Sabendo da importância do Google no mercado, os empresários devem manter olho bem aberto sobre as enormes quantidades de alterações que o Google fez em seu algoritmo de busca, especialmente um, que pode ter sérias implicações para resultados da pesquisa do seu website.


A partir de sua última atualização, o Google está agora levando em conta o número de pedidos de remoção baseados em direitos autorais que recebe de um site. Websites que receberam avisos de remoção, pois contêm violações aos direitos autorais de outros podem ter seus resultados bastante prejudicados no ranking de buscas do Google, ou pior, podem até mesmos ser removidos completamente dos resultados de busca.

Avisos de remoção baseados em infração a direitos autorais são normalmente registrados quando um titular de direitos acredita que o seu conteúdo (fotos, vídeos, ilustrações, artigos, arquivos de áudio, etc) foi usado sem sua permissão. Assim, uma foto postada no blog de sua empresa que você copiou do Google Images, por exemplo, sem a permissão do dono pode influenciar e muito na posição do seu site no ranking de pesquisas do Google.

O Relatório de Transparência do Google mostra todos os pedidos Google recebe para remover conteúdo que viole direitos autorais de seu índice de pesquisa. De acordo com o relatório, o gigante das buscas já registrou mais de 4,6 milhões de pedidos de remoção apenas nos últimos 30 dias. Esse número já é maior do que o número total de pedidos recebidos durante todo o ano de 2009.

 

 Enquanto a maioria dos pedidos vêm de empresas da indústria de entretenimento, qualquer pessoa é livre de apresentar tal reivindicação. É por isso que você e sua equipe de gerenciamento de website precisam estar atentos ao que postam em seu site.

Primeiro, se o seu site hospeda conteúdo pirata, remova-a imediatamente. Mesmo se você acha que seu site não tenha nada que viole o direito autoral de outro, é uma boa idéia para auditar todo o site.

Em seguida, se sua empresa permite que os usuários façam upload de conteúdo para seus sites, certifique-se que os usuários que fazem uploads concordam com os termos e condições de uso do seu website. Jamais permita qualquer upload sem a devida aceitação do termo de uso.

Finalmente, se você trabalha com uma empresa de fora para gerir SEO do seu site, certifique-se que não estão fazendo alegações de violação de direitos autorais falsas contra concorrentes em seu nome, a fim de bater a concorrência para baixo nos resultados de busca. Essa tática é conhecida do Google e pode sofre penalidades ainda maiores do que os reais infratores.

Aquela foto da atendente de telemarketing que a maioria dos websites colocam em sua página de contato pode trazer mais problemas do que você espera. Por isso é importantíssimo saber quem está fazendo ou mantendo o seu website.

Um abraço


 

    Thanks for visiting my website. Hope you like it.

    Copyright 2012 - All rights reserved.