Redes Sociais e email marketing podem trabalhar juntos

Por: Jean Macedo
Publicado na revista Facebrasil em Julho de 2012


Marketing através de redes sociais está na moda, e-mail marketing não. Redes sociais estão vivas, email está morto. Essa é a percepção que as pessoas tem da realidade, mas será este realmente a realidade?


Os profissionais de  marketing sabem que redes sociais e emails trabalham bem juntos, então, consequentemente, eles se completam. Juntos são mais efetivos que separados.

Segundo o website silverpop.com, pesquisas recentes mostram que pessoas que fazem uso de redes sociais verificam seus emails com muito mais frequência que pessoas que não usam nenhum tipo de rede social. Em média 42% dos usuários de redes sociais checam seus emails 4 ou mais vezes ao dia, comparado com 27% que não fazem uso de redes sociais.

E melhor ainda, segundo a mesma pesquisa, 63% das pessoas usam o seu email pessoal para as contas em redes sociais.

A conclusão é que as mensagens de email enviadas para essas pessoas são mais vistas e possivelmente mais lidas.

Um estudo realizado pela MarketingSherpa atestou que 75% dos usuários de redes sociais preferem que empresas se comuniquem com eles por email e 49% dos usuários do Twitter atestaram que fazem compras on-line por influencia de algum email que receberam.

A pesquisa apresentada pelo website Silverpop.com também mostrou que quando alguém compartilha uma informação, vinda de um email, em uma rede social os resultados são ainda melhores. Com o esforço de enviar apenas um email, empresas tem a possibilidade de alcançar todos os amigos e contatos de um indivíduo em uma ou mais redes sociais. Silverpop.com calcula que, quando a informação de um email é compartilhada em redes sociais, ocorre um aumento de 24.3% no números de pessoas que, realmente, leram o email.

Redes sociais e email marketing se completam, mas saber disso não é suficiente, é preciso saber como fazer essa relação funcionar. Que tipo de conteúdo as pessoas gostam mais de compartilhar? Como estimular as pessoas a compartilhar sua mensagem? Existe um diferença grande entre ser chato e ser interessante.

Durante muito tempo as pessoas ignoraram campanhas de marketing por email ou fizeram mal uso delas, não cometa o mesmo erro. Estude bem o assunto ou procure um profissional para ajuda-lo, mas não deixe esta oportunidade passar.

Um abraço

 

    Thanks for visiting my website. Hope you like it.

    Copyright 2012 - All rights reserved.