Google+, A nova ameaça a hegemonia do Facebook

Por: Jean Macedo
Publicada na revista Facebrasil em Janeiro de 2012

Lançada em Junho de 2011, Google+ é a nove rede social que mais tem atraído a atenção de profissionais de marketing. Em pouco mais de 6 (seis) meses, a nova rede social já atraiu mais de 90 milhões de usuários, números que já se aproximam do LinkedIn, que tem uma base de 135 milhões de usuários. Apesar do crescimento impressionante, Google+ ainda não é uma ameaça para Facebook.

 
No seu lançamento Google+ possuía apenas contas pessoais, porém no início de Novembro foram lançadas as “Business Pages”. Segundo artigo do New York Times, para Bradley Horowitz, Vice-presidente de Produtos para Google+, a expectativa é que as empresas não só participem da nova rede social como também criem planos de marketing em torno do Google+.
 
No dia do lançamento do Google+ “Business Page” a maioria da mídia destacou a importância dessa nova ferramenta. Alguns jornalistas e, principalmente blogueiros, destacaram a melhora significativa para o Google+, porém alguns abordaram o Google+ “Business Page” como uma cópia do Facebook. A revista PCWorld, por exemplo, escreveu um artigo sobre como o Google estava tentando criar o seu próprio Facebook.

É público o fato que o Google busca, desde o Google Buzz, penetração significativa no mercado das redes sociais. Será desta vez que vai conseguir? Ainda não sabemos, mas o que sabemos é que os empresários e profissionais de marketing ganharam mais uma ferramenta para divulgação do seu produto ou empresa.

A  minha intensão neste artigo é mostrar um pouco do Google+, como se diferencia do Facebook e como pode ajudar na divulgação da sua empresa.

Google+ permite as empresas criarem páginas e desenvolverem relações com seus consumidores em diferentes níveis. O usuário pode “Endorse” a sua página, o mesmo que “Like”no Facebook, divulgar fotos e deixar comentários, até aí nada de diferente. A grande diferença está nas vídeo conferências disponíveis no Google+. A comunicação com o cliente por vídeo conferência torna a relação muito mais pessoal.

Abaixo listei algumas vantagens de ter uma pagina no Google+:
- Google trabalha diariamente para eliminar spammers da sua rede de busca, então uma página com conteúdo no Google+ certamente irá melhorar a maneira como o Google classifica o seu conteúdo.
- Se o Google entende melhor o seu conteúdo os usuários direcionados para o seu website serão muito mais qualificados.
- Estatísticas provam que websites com botão Google+ conseguem três vezes mais visitas do que os outros.
Esse artigo não tem a intensão de transformar você em um “expert” em Google+. A ideia é mostrar que todo dia surge uma nova maneira de promover sua empresa. Faça um plano de metas, se organize e mão a obra. Qualquer dúvida meu e-mail é This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. .
Um Abraço

    Thanks for visiting my website. Hope you like it.

    Copyright 2012 - All rights reserved.